terça-feira, 25 de abril de 2017

ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS NO PERÍODO SECO parte 2

Postada por Salvador Maciel

2.  Silagem de milho
Alimento maravilhoso

O milho é uma planta recomendada para ser ensilado, pois possui boas características agronômicas e fermentativas. Sua produção por área é relativamente elevada e sua composição bromatológica é excelente para se fazer uma boa silagem, são eles: matéria seca entre 30% a 35%, teor de carboidratos solúveis mínimo de 3% na matéria natural e baixo poder tampão (NUSSIO et. al., 2001). Apresenta boa aceitação pelas vacas leiteiras.

Em nossa região o milho é plantado de setembro a março, com o objetivo de alimentar os animais durante a seca.
Setembro a dezembro é chamada de safra e de janeiro a março safrinha, sendo eu o milho safrinha normalmente aproveita a fertilidade deixada pelo milho safra.

Como mostrado por MOREIRA et al., (2001), a silagem de milho quando fornecida como a única fonte de volumoso ou associada a outras fontes volumosos aumenta a digestibilidade.

As dietas contendo silagem apresentaram o maior consumo de matéria seca,  reflexo da maior digestibilidade. Com o aumento do consumo, houve também o aumento da produção, uma vez que há uma correlação positiva entre o consumo de nutrientes e a produção de leite (NOLLER et al., 1997).

A silagem pode ser utilizada como a única fonte de volumoso dado para as vacas, porém quando se da mais de uma fonte de volumoso normalmente a alimentação fica melhor diminuindo o custo com ração concentrada.

A silagem de milho na zona da Mata de Minas pode ser plantada, porém tem produtores que vendem o milho picado pronto para ensilar e a silagem já ensilada

Para comprar o milho picado pronto para ensilar esta custando de R$150,00 a 200,00 a tonelada sem contar o frete. Quanto mais entrar o inverno maior fica este preço.

O milho ensilado também é comercializado, porém eu esse modelo apresenta alguns problemas. Este produto é um milho que já foi ensilado e esta pronto para se consumido, então você compra e reensila em sua propriedade. Não tem a mesma qualidade do milho picado pronto para ensilar e custa o mesmo preço. Agora produtores que não produziram silagem e não compraram silagem na hora certa, acabam tendo que comprar este produto quando a seca aperta e o pasto acaba.

Produzir silagem na propriedade tem suas vantagens e seus problemas:

Vantagens:
1.  Preço final muito abaixo da silagem comprada pronta. No ano de 2016 na região da Serra do Funil a fazenda Água Clara produziu silagem a R$ 110,00 a tonelada.
2.  Qualidade do material a ser ensilado muito melhor que o material comprado.
3.  O calcário e o adubo lançados no terreno ficam na terra e fertilizam a propriedade.
4.  Não tem custo de frete

Riscos:
1.  Em caso de seca ou praga pode-se perder a produção.
2.  O investimento inicial é alto.
3.  A responsabilidade pela mão de obra trator adubo semente capina é toda sua.

Onde se pode economizar e onde ficar atento:
1.  Horas de trator, quando trator é alugado temos de tomar cuidado para não pagar horas não trabalhadas e horas rodadas sem necessidade.
2.  Mão de obra de apoio na hora da colheita e ensilagem evitar excesso de mão de obra, pois atrapalha o sérico e em vez de ajudar acaba atrapalhando e saindo muito caro.
3.  Trabalhar com dois tratores um para colher picar e derramar a silagem no silo e outro para compactar o material a ser ensilado.
4.  Capinar rapidamente para a brachiaria não ganhar força e prejudicar a cultura do milho.
5.  Colher no ponto certo nem antes nem depois.
6.  Regular bem a máquina ensiladeira para cortar as partícula do milho entre 1 e 2 cm, pois isto melhora a digestão da partícula ou seja aumenta a digestibilidade.

Como calcular a necessidade de silagem irei precisar para passar o período seco?
1.  Definir a quantidade que irei fornecer para cada animal por dia, entre 10 kg e 50kg.
2.  Determinar quantos animais irá alimentar.
3.  Determinar quantos dias de seca se espera passar.

Ex:
30 kg/vaca /dia
20 vacas
120 dia de seca.
20 vacas x 30kg /vaca dia = 600kg /dia
600 kg x 120 dias = 72000kg no período
1ha de milho fornece 40000kg de silagem.
Precisa-se de 72000 kg pra passar a seca, será necessário plantar aproximadamente 2ha de milho.

Como eu utilizo na minha criação?
1.    Dou silagem de milho para as vacas de maior produção acima de 15kg.
2.    Vacas de produção acima de 15kg/leite/dia 30 kg de silagem de milho + pasto rotacionado + ração concentrada + mineral a vontade
3.    Vacas com pouca produção novilhas e garrotas uso silagem de capim.
4.    Vacas com produção abaixo de 15/kg de leite/dia 30 kg de silagem de capim napier + pasto rotacionado + ração concentrada conforme produção +mineral a vontade.
5.    \novilhas e garrotas a pasto – silagem de capim napier 10kg + pasto com macega + sal proteinado + mineral.

QUALQUER DÚVIDA, CRITICA OU SUGESTÃO FAÇA CONTATO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário