sábado, 7 de setembro de 2013

Fazenda Três Marias (primeira parte)




Na Fazenda Três Marias, localizada no Distrito de Bacaxá, município de Saquarema, estado do Rio de Janeiro, teve o início do trabalho em março de 2013, que tem como objetivo a implantação de uma granja leiteira que irá ofertar ao mercado leite de alta qualidade e genética Girolando de ponta.
 Em seus trinta alqueires de topografia muito amena com boa temperatura média anual, solo arenoso na estabilização terá como atividade a criação de animais 1/2, e 3/4 de sangue Girolando em sistema de pastejo rotacionado com todos os animais a campo.
No início do trabalho o rebanho era formado por 90 vacas, tendo 30 animais no leite e 60 animais secos e uma produção de 120 litros por dia.
Foi feito exame de brucelose e tuberculose (nenhum animal foi positivo), em todos os animais.
como segunda prova vacas foram avaliadas zootecnicamente, tocadas para determinar o estado reprodutivo em que se encontravam os animais. 
Foram colocados para descartes os animais com algum defeito, baixa qualidade zootécnica e as vacas secas que não estavam prenhes.
No final chegamos a uma conta de 30 animais em condição de continuar no rebanho.

Pasto ao lado da sala de ordenha, onde serão montados sistema de piquetes

Outro problema encontrado no início do trabalho era a formação da equipe do curral, dois retireiros para uma produção de apenas 120 litros de leite tirados na máquina. Para diminuir o custo financeiro, tentamos deixar um no curral e levar outro para o campo, o rapaz que ficou sozinho no curral ficou chateado e pediu para sair.
Foi contratado um novo retireiro e o homem que tinha sido transferido para o campo, vai no curral apenas para dar folga, durante o resto da semana ele ajuda na montagem dos piquetes, adubação dos pastos e manejo do gado seco   



baixada com os piquetes já montados


Paralelo ao trabalho de seleção dos animais que irão ficar no rebanho, teve início o planejamento das áreas de produção de alimento volumoso de qualidade e em quantidade a vontade. As áreas escolhidas para iniciar o trabalho foram as mais próximas a sala de ordenha. Foram retiradas amostras de solo para determinar a fertilidade do solo e após isto, as áreas que já tinham gramíneas foram roçadas, caladas, adubadas e divididas. Uma área que havia pouca gramínea de qualidade para o gado está sendo calada, gradeada e sulcada para posterior plantio de tifton 85. Nenhuma área da propriedade será arada, pois o solo é exageradamente arenoso e optamos por não mexer na estrutura do mesmo.     
Na região existe pouca disponibilidade de mão de obra, e uma das qualidades da propriedade é ser totalmente mecanizável. Para fazer a correção e adubar o solo, optamos por comprar uma espalhadeira de calcário e adubadeira. Esta máquina trabalha acoplada ao braço do trator e ligada na tomada de força, facilita muito o serviço de calagem e adubação.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário